Durante os dias 26, 27 e 28 de março de 2019, nas instalações do SENAI/CTAI em Florianópolis-SC, foi realizada a 2a Maratona de Conectividade promovida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do projeto PROADI-SUS – digiSUS Infoestrutura, com o apoio técnico do IHE BrasilLaboratório Bridge/UFSC.

Programaçao-web (2)

Até o final de 2020 serão realizados mais 5 eventos como esse. Preparem-se!

A maratona de conectividade tem como objetivo promover e disseminar o aprendizado da utilização dos padrões de interoperabilidade de informações em saúde, que são orientados pela Portaria Ministerial MS 2.073/2011. Neste contexto, o HAOC, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do projeto PROADI-SUS digiSUS Infoestrutura, desenvolveu e disponibilizou uma infraestrutura do Barramento de Interoperabilidade de RES – Registro Eletrônico de Saúde.

Com a utilização desta infraestrutura de barramento, foi possível testar durante a Maratona de Conectividade alguns dos perfis IHE previstos na Portaria supramencionada, entre eles, o Audit Trail and Node Authentication (ATNA), Consistent Time (CT), Patient Demographics Query HL7 v3 (PDQv3), Patient Identifier Cross-Reference HL7 v3 (PIXv3) e Cross-Enterprise Document Sharing (XDS.b) que constituem a base da infraestrutura computacional para a troca de informações em saúde de forma oportuna, consentida e segura entre as organizações públicas ou privadas de saúde.

Esta Maratona de Conectividade teve especial participação de organizações privadas visionárias e pioneiras, desenvolvedoras de softwares de prontuário eletrônico e aplicações na área de saúde, que enxergam na Interoperabilidade de informações clínicas, por meio do uso de padrões internacionais, orientados pela Portaria MS 2.073/2011, o caminho para o fortalecimento da saúde digital no Brasil, e ainda, uma melhoria nos serviços de saúde à população com o uso adequado das tecnologias da informação. São elas: Centro de Telessaúde HC – UFMG, Fast Medic Sistemas de Gestão em Saúde Ltda, Philips Clinical Informatics EMR e Salux Informatização em Saúde.

Sala de testes

Para a promoção desta Maratona de Conectividade o HAOC contou com o apoio da Core Consulting e do IHE Brasil como parceiros tecnológicos para o fornecimento dos estudos, pesquisas, experimentações computacionais e processos de execução da maratona de conectividade.

Resultado Oficial

2a Maratona de Conectividade PROADI-SUS digiSUS Infoestrutura HAOC

Organização Sistema Perfil IHE (1) Ator (2) Opção (3)
Centro de Telessaúde HC – UFMG SIGTEL ATNA SA NONE
CT TIME_CLIENT NONE
PDQV3 PDC NONE
PDQV3 PDC CONTINUATION
PIXV3 PAT_IDENTITY_CONSUMER NONE
PIXV3 PAT_IDENTITY_SRC NONE
XDS.b DOC_SOURCE NONE
XDS.b DOC_SOURCE DOC_REPLACE
XDS.b DOC_CONSUMER NONE
Core Consulting Repositório e Registro ATNA ARR NONE
Fast Medic Sistemas de Gestão em Saúde Ltda FastSaude ATNA SA NONE
CT TIME_CLIENT NONE
PDQV3 PDC NONE
PDQV3 PDC CONTINUATION
PIXV3 PAT_IDENTITY_CONSUMER NONE
PIXV3 PAT_IDENTITY_SRC NONE
Philips Clinical Informatics EMR Tasy EMR ATNA SA NONE
CT TIME_CLIENT NONE
PDQV3 PDC NONE
PDQV3 PDC CONTINUATION
PIXV3 PAT_IDENTITY_CONSUMER NONE
XDS.b DOC_CONSUMER NONE
Salux Informatização em Saúde SX Sigma ATNA SA NONE
CT TIME_CLIENT NONE
PDQV3 PDC NONE
PDQV3 PDC CONTINUATION
XDS.b DOC_CONSUMER NONE

Nota explicativa: o resultado da maratona é a lista de perfis, atores e opções cujo a organização participante foi capaz de realizar os testes propostos e gerar evidências demonstrando o sucesso de todas as transações. Um mesmo perfil IHE pode definir vários atores, opções e diferentes transações. As transações foram validadas por uma equipe técnica de monitores durante a semana de testes. Sobre as colunas da tabela: (1) é o nome do perfil IHE, (2) é o ator específico que foi assumido pelo sistema, e (3) o nome da opção implementada. O termo “NONE” significa que o perfil/ator puro, sem opção, foi implementado.

Durante a Maratona, em paralelo a realização de testes, no dia 27/03, ocorreu também um dia de “visita guiada”, quando várias empresas compareceram ao SENAI/CTAI e tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre o contexto do HAOC e do Programa PROADI-SUS; Importância da interoperabilidade e arquitetura do barramento nacional; Objetivo das maratonas de conectividade; Dinâmica de atividades e Casos de testes, além de fazer uma visita à sala de testes.

Fique atento às próximas edições da Maratona de Conectividade promovidas pelo HAOC por meio do projeto PROADI-SUS digiSUS Infoestrutura.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *